Marcus Nakagawa

Confira o currículo do palestrante Marcus Nakagawa

Marcus Nakagawa, palestrante, idealizador, fundador e conselheiro deliberativo da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável.  

Professor da graduação e MBA da ESPM SP, nas questões de ética, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo social, terceiro setor e empreendedorismo; Coordenador do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental. 

Também é coordenador da ESPM + Sustentável, para inserção do tema na ESPM. 

Ex sócio-diretor da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira para empreendedores empresariais, culturais e sociais. 

Responsável pelo Ciclo de Seminários de Sustentabilidade para PMEs, projeto da iSetor realizado em parceria com a IBM, Sebrae, Tetrapak, entre outros.  Foi gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips para América Latina, responsável pelo Programa de Sustentabilidade/Responsabilidade Social no Brasil e pelo suporte à América Latina. 

Foi diretor na La Fabbrica do Brasil, agência italiana de projetos culturais e sociais com clientes como TIM, Fiat, Fundação Banco do Brasil, entre outros e já foi coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé.

 Doutorando em Sustentabilidade (EACH USP). Mestre em Administração com o foco em Sustentabilidade na Estratégia de Negócios das Empresas (PUC-SP), pós-graduado em Administração (ESAN-UNIFEI) e graduado em Propaganda e Marketing (ESPM-SP), participou do Programa de Educação Continuada em Administração para o Terceiro Setor, na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e do Liderazgo y Gerencia Social do Instituto Interamericano para el Desarrollo Social do BID, em Washington, EUA. Participou também do curso Gestão Responsável para a Sustentabilidade, da Fundação Dom Cabral (FDC). 

Nakagawa também fundou e dirigiu o Instituto MarCo3, ONG focada em Marketing e Comunicação para o Terceiro Setor; foi coordenador geral na Cooperapic – Cooperativa de entidades sociais; foi fundador da ESPM Social, no qual nos dias de hoje acompanha projetos dos grupos de alunos. 

Autor dos livros Marketing para Ambientes Disruptivos e 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo, Prêmio Jabuti 2019 na categoria Economia Criativa.