Livros

101 DIAS COM AÇÕES MAIS SUSTENTÁVEIS PARA MUDAR O MUNDO

Autor: Marcus Nakagawa

Muito tem se falado a respeito de sustentabilidade, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como fazer uso deste conceito no seu dia a dia. Com o objetivo de esclarecer as pessoas sobre como é possível colocar todas as ideias do desenvolvimento sustentável em prática em suas vidas, o autor decidiu escrever o livro 101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo. A obra foi lançada pela Editora Labrador com apoio da Klabin em 5 de junho de 2018, Dia do Meio Ambiente.

O prefácio do livro 101 Dias com Ações mais Sustentáveis é assinado pela Klabin, uma de suas patrocinadoras. A orelha do livro traz, ainda, os depoimentos de Fabiano Rangel, Presidente da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais do Desenvolvimento Sustentável e de Carlo Pereira, Secretário Executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Para a realização do projeto, o autor contou com a colaboração de diversas pessoas e empresas que contribuíram financeiramente, por meio de uma campanha de crowdfunding na plataforma Kickante. A partir do lançamento da obra, cada colaborador recebeu os seus exemplares.

Segundo o autor, a ideia do livro surgiu a partir de questionamentos que sempre lhe são feitos, sobre como colocar a sustentabilidade em prática? “Comecei a listar várias ações que podem ser praticadas por todo cidadão e quando percebi já tinha 101 atividades listadas. Desde ações simples como apagar a luz ao sair de um ambiente, passando por ações de descarte correto, até energia solar e compostagem, por exemplo,” explica Nakagawa.

O livro é direcionado a todos que tenham interesse em começar a realizar algum movimento sustentável pensando no meio ambiente e nas pessoas, seja em casa, na empresa, ou na escola. Está dividido por ação, cada capítulo traz uma que pode ser implantada no dia a dia. Dessa forma, o leitor percebe que é simples praticar ações sustentáveis, basta mudar seus hábitos e com algumas mudanças ou adaptações é possível melhorar o Planeta.

Comprar Agora

 

MARKETING PARA AMBIENTES DISRUPTIVOS

Autores: Edmir Kuazaqui, Cláudio Teramoto,  Marcus Hyonai Nakagawa ,Carlos Barbosa Correa Júnior

Saiba como gerar resultados em ambientes disruptivos. Em um contexto de crise, o ambiente é inconstante e apresentar estratégias flexíveis se faz mais do que necessário. A dificuldade encontra-se em saber como fazer isso. No livro “Marketing para ambientes disruptivos”, os autores mostram algumas soluções sobre como agir em circunstâncias turbulentas, disruptivas e de rápidas mudanças. O mundo atual exige proatividade. Manter a mesma forma de administrar e pensar é um anacronismo presente em diversas organizações e na própria sociedade. Nesse contexto, os autores trazem um novo olhar para assuntos como marketing, planejamento estratégico, gestão ambiental, governança corporativa, entre outros tópicos que precisam ser repensados pelos estudantes e profissionais da administração que desejam se manter atentos às mudanças do mercado.

Comprar Agora

 

 

ADMINISTRAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

ADMINISTRAÇÃO POR COMPETÊNCIASAutores: Edmir Kuazaqui (org.) Carlos Barbosa Correa Júnior, Cláudio Oliveira, Cláudio Sunao Sato, Cléber da Costa Figueiredo, Fabiano Rodrigues, Fábio Câmara Araújo de Carvalho, Luis Antônio Volpato, Marcus Nakagawa, Orlando Assunção Fernandes, Oswaldo Pelaes Filho, Pedro de Santi, Reinaldo Belickas Manzini, Ricardo C. Cruz e Roberto Caminho.

Livro essencial e obrigatório para todos – profissionais e alunos -, que necessitam aprimorar e aprofundar seus conhecimentos e competências em Administração, Marketing, Gestão e Negócios em ambientes competitivos, internacionalizados, disruptivos e exponenciais. Com uma visão atualizada e inovadora, a estrutura matricial, em conjunto com os estudos de casos e questões, permite com que o leitor possa entender as áreas de conhecimento com a formação e competências necessárias, que servem como norteador de análise e desenvolvimento de estratégias que visam obter os melhores resultados, superando as barreiras e aproveitando as oportunidades de mercado. Marcus Nakagawa participa como autor em vários capítulos colocando os conceitos e práticas da sustentabilidade.

Comprar Agora

 

Nosso Mundo: Não Temos Plano B

Autores: Sílvia Quevedo

O livro contém um capítulo de autoria de Marcus Nakagawa (Inovação, sustentabilidade e consumo consciente) e reúne reflexões de outros professores renomados sobre conceitos de sustentabilidade que devem pautar a ação de organizações e cidadãos. O livro “Nosso Mundo: Não Temos Plano B” foi lançado na CasaE, a casa ecoeficiente da Basf, em São Paulo em agosto de 2019. O evento contou com a presença dos organizadores do livro: a professora Vanessa Leite e o diretor e educador da Sustentare Wilmar Cidral. Além disso, participaram do encontro seis dos nove pensadores que colaboraram com a publicação.  São eles: a autora Sílvia Quevedo e os cocriadores Vitor Gonçalo Seravalli, Ricardo Voltolini, Reinaldo Bulgarelli, Cristina Fedato, Cecília Seravalli Soares, Maria Moraes, Simon Robinson e Marcus Nakagawa.

Baixar Agora

 

 

 

Negócios de Impacto Socioambiental no Brasil – como empreender, financiar e apoiar

Organização: Edgard Barki, Graziella Maria Comini e Haroldo da Gama Torres.

O livro contém um capítulo de autoria de Marcus Nakagawa e Sylmara Lopes Francelino Gonçalves-Dias (Capítulo 13: Negócios de impacto: desafios para o desenvolvimento de cadeia de valor). A publicação foi organizada por Edgard Barki (Fundação Getúlio Vargas), Graziella Maria Comini (Universidade de São Paulo) e Haroldo da Gama Torres (Din4mo), apresenta em 16 capítulos, divididos em 5 partes, conteúdo para quem deseja conhecer o ecossistema de negócios de impacto no Brasil e os passos da jornada empreendedora no setor, que busca oferecer produtos e serviços como parte da solução para os complexos problemas sociais e ambientais da atualidade.

Baixar Agora
 

 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO VETORES PARA A SUSTENTABILIDADE

CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO VETORES PARA A SUSTENTABILIDADEEste livro busca mostrar a transdisciplinaridade que envolve o tema da Sustentabilidade. A obra traz 24 artigos de profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação e selecionados frente à possibilidade de contribuição na construção de bases que fomentem a conexão entre as diversas áreas do conhecimento em prol da Sustentabilidade. O livro foi organizado pelas Professoras Dra. Sasquia Hiruzo Obata e MsC. Vivian Ap. Blaso S.S.César e Dra. Ivanete Bellucci idealizadoras e organizadoras do Congresso. O livro conta com um artigo no capítulo 4 de Marcus Nakagawa e Beatriz Marcos Telles com o tema: A inserção da sustentabilidade na estratégia de negócios das empresas brasileiras: percepções dos profissionais de sustentabilidade na página 231.

Ler Agora

 

 

Responsabilidad Social de las Organizaciones (RSO): Aportes teórico-prácticos para lograr los Objetivos de Desarrollo Sostenible en América Latina

Responsabilidad Social de las Organizaciones (RSO): Aportes teórico-prácticos para lograr los Objetivos de Desarrollo Sostenible en América LatinaO livro possui uma seleção de trabalhos apresentados por investigadores e docentes latino-americanos no IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE RESPONSABILIDAD SOCIAL DE LAS ORGANIZACIONES (SIRSO) realizado em Bogotá, em 2016, no marco da Universidade SantoTomás (USTA). No livro consta um artigo de autoria de Marcus Nakagawa e Ismael Rocha Júnior na página 345 com o título de: O profissional de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial e a sua formação educacional no Brasil.

Baixar Agora